2019-06-20 O CIMO trepou ao cume Peña Ubina - Espanha

Um grupo muito coeso, bem-disposto, em sintonia, contribuiu para uma atividade excelente que decorreu no Parque Natural de Las Ubiñas - La Mesa, com o objetivo de subir ao Peña Ubina.

Na quinta feira 20 de junho, sete montanheiros saíam de Lisboa na carrinha do Clube, rumo a Tuiza de Arriba, em Espanha. Aí deixaram a carrinha e partiram de mochila às costas até ao campo base, o refúgio del Meicin. Todos foram pela primeira vez a Las Ubinas. Depois de uma viagem com relativo bom tempo, chegaram ao refúgio com muito nevoeiro e alguma chuva fraca. No dia seguinte o tempo não estava melhor, mas apesar disso fizeram o reconhecimento do percurso até Alto Terreros e voltaram, passando o resto do tempo a conviver no alojamento.

Sábado, o dia D, apresentou-se com o céu limpo e um vento fresco que se intensificou à medida que subiam na direção do colo de Alto Terreros, aí tomaram a decisão de seguir para o cume pela aresta virada a sueste, que apesar de ser mais ingreme chegariam mais rapidamente. Para dificultar a subida, com a chuva dos dias anteriores o terreno barrento estava muito escorregadio. A cerca de duzentos metros do cume, pararam numa zona já muito rochosa para comer qualquer coisa e repor energias. Daí lá continuaram a subir e com êxito atingiram o cume. A descida fez-se pela aresta sul, trajeto mais fácil e por isso mais concorrido. Missão cumprida, ainda foram tentar escalar a Peña Ubina Pequena, mas ficamos a uns 20 metros do topo pelo facto de não terem levado material de escalada, que na última parte seria essencial. Já de regresso ao refúgio, o convívio com um grupo de 23 Bascos, numa troca de experiências muito interessante e umas garrafas de cidra, terminaram o dia em pleno.

Depois do pequeno almoço e das mochilas arrumadas, partimos de regresso a Tuiza de Arriba novamente com tempo encoberto e algum chuvisco.

Todos sem exceção gostaram do programa, do local e da forma como foi organizado. Poderia ter sido um pouco melhor se a meteorologia o tivesse permitido, mas montanha é montanha e as dificuldades contornadas dão sempre à experiência um sabor especial.